Levantamento arquitetônico de um hospital em funcionamento com área de 20.000 m², mostrando detalhes de plantas, gêmeo digital e infraestrutura para Cases HRM.

Case: levantamento arquitetônico de 20.000 m²

Hospital Unimed GRU

Realizar um levantamento arquitetônico em edifícios de grande escala é, por si só, um desafio.  

Agora, imagina em um hospital complexo, resultado de décadas de expansões, com mais de 20.000 m² de área em pleno funcionamento. 

Tínhamos a missão de realizar um levantamento arquitetônico completo ali. 

Se você conhece a rotina de projetos de qualquer escala, sabe que o método tradicional (com trena, prancheta e longas horas de medição manual) não é apenas lento; é arriscado e inviável em ambientes críticos como salas com procedimentos delicados e áreas de risco. 

Em outras palavras, fazer um levantamento no Hospital Unimed GRU exigia precisão milimétrica, zero margem de erro e, acima de tudo, zero interrupção nas operações da unidade. 

O desafio era grande e o tempo era curto. 

Neste artigo, detalhamos como uma inovação tecnológica e uma metodologia precisa permitiram digitalizar essa enorme área em apenas 12 dias, transformando um obstáculo em uma história de alta produtividade. 

Quando o levantamento arquitetônico encontra a complexidade hospitalar 

O maior obstáculo não era o levantamento arquitetônico em si, mas a complexidade da arquitetura somada ao contexto de um hospital 100% operacional. 

A estrutura labiríntica do hospital era composta por blocos em níveis diferentes, rampas internas em zig-zag, escadas internas e externas, pavimentos no subsolo e semienterrados e um terreno com caimento de 8,55 metros de altura.  

É certo que a complexidade das estruturas poderia gerar falhas nas medições manuais, atrasos no projeto e revisitas caras.  

Mas não era o único problema.  

A restrição de acesso também era um ponto de atenção claro, eram sala com procedimentos delicados, áreas de riscos e pacientes com quadros sensíveis — com COVID-19 e em cirurgias. 

A interação com funcionários do hospital e com os pacientes exigia todo o cuidado possível. Por isso, nossa equipe usava EPIs rigorosos.  

O hospital precisava de uma solução que garantisse o levantamento cadastral e a precisão sem sacrificar a segurança ou o tempo. 

E foi isso que fizemos.  

Como fazer um levantamento arquitetônico de alta complexidade? 

nossa IRIS, tecnologia mais inovadora do mercado, foi a ferramenta que permitiu que nossa equipe superasse o desafio.  

Em vez de anotações no papel, a tecnologia de escaneamento 3D capturou mais de 3.345 pontos de nuvem, criando um gêmeo digital perfeito e fotorrealista. 

Com apenas dois arquitetos dedicados, o trabalho de meses foi reduzido para 12 dias, mantendo a média de 1.600 m2 por dia.  

A IRIS permitiu registrar cada área crítica rapidamente, minimizando a permanência da equipe nos locais.  

A captura rápida garantiu a segurança e o cuidado em áreas sensíveis, cumprindo os protocolos hospitalares. 

O hospital continuou operando 100% sem riscos ou interrupções. 

Como resultado, agora o cliente pode andar virtualmente por todos os ambientes e medir qualquer dimensão de parede, porta ou shaft com precisão milimétrica. 

Isso sem precisar retornar ao local fisicamente 

Sem contar na facilidade para visualizar o projeto concebido pela nossa equipe.  

Imagem de uma ficha técnica do Hospital Unimed GRU detalhando projeto de levantamento arquitetônico e cadastral, com área total de 20.153 m², 12 dias de trabalho, 2 colaboradores dedicados, produtividade de 1.600 m² por dia, 3.345 pontos de nuvem e 10 pavimentos percorridos.

Quando a tecnologia encontra a metodologia  

Essa mesma precisão e agilidade, essenciais para o levantamento arquitetônico hospitalar, são aplicáveis a projetos de infraestrutura que demandam levantamento planialtimétrico ou levantamento cadastral, garantindo a mesma confiabilidade e otimização de tempo. 

O case do Hospital Unimed GRU é a prova de que a complexidade de um ambiente não precisa significar lentidão ou risco.  

criação de um gêmeo digital permite que o levantamento arquitetônico seja realizado em tempo recorde, entregando uma base de dados mais confiável e completa para o planejamento futuro. 

Aliando essa inovação tecnológica com uma metodologia validada por mais de 15 anos de experiência com regularização imobiliária corporativa, foi possível superar os desafios com inteligência e precisão.  

Se a sua empresa também está com desafios, enfrentando prazos apertados e a necessidade de um levantamento cadastral ou levantamento planialtimétrico de alta precisão: 

Transforme meses de trabalho em dias.  

Entre em contato com nossa equipe e fale com os especialistas da Expanzio para levar a produtividade e segurança para o seu próximo projeto. 

Compartilhe

Veja Também